Permitam-me ..
HOje é 13 de maio de 2009.
Mês das mães.mês das noivas.mês da Dengue.mês da Gripe A.mês de chuvas.mês de desabamentos.
Certo. várias noticias e fatos importantes que são todo dia apresentados pelas redes de informações que temos contato. que podemos usufruir.Mas vale lembrar que hoje é 13 de maio de 2009.
Se vc perguntar as pessoas pela rua vc saberá que muitas dirão que é um dia de engarrafamento das ruas por causa dos motorsitas.Outras dirão qualquer coisa.. chutarão fatos ..
Mas importante lembrar que hoje é 13 de maio de 2009.hoje é um dia qualquer. uma quarta-feira.
ao abrir o jornal A Tarde fiquei pensando em suas manchetes...
preço do alcool, 110 anos do ECVitória, claro !meningite, violência, protesto, autoritarismo policial.
Mas vale lembrar que a data do Jornal é de 13 de maio de 2009.
Comecei a ler.. e tal.
Deparei-me com uma pequena manchete na pagina que n lembro o n° que dizia sobre hoje.
13 de maio de 2009.Então percebi que não havia total falta de assunto.
Versavam sobre hoje.Tão pequena quanto a importância que davam a ela.
Sim ela. a comemoração de hoje.Conhecida como Lei Aúrea...abolição da escravatura.o fato que canetou a liberdade fisica daqueles trazidos a força.
Um texto minusculo frente a uma data que tambem é importante que seja lembrada.
que seja discutida. que mereça uma página inteira de repostagens e explanações.
Lembrei-me das mães..seres surreais..que ganharam uma, duas, três e mais outras paginas sobre seu dia.
data feita pra gastar R$..mas enfim.
Hoje era só mais uma coisa a ser dita no editorial..realçar..
Verdade é que nem os Jornais televisivos falam sobre..citam. è preferivel gastar mais tempo vendo Ivete fazendo palhaçadas..sãpo os negocios..
Isso me lembra o que agente já sabe..gente que entende.que pretende.que procura.
Saber mais do que seu campo visual oferece. Se vc quiser assistir algo que traga um contribuição sobre isso, vc tem que fazer parte de algum movimento.em vezes ligado ao MNU(movimento negro unificado) pq é sua area de estudo.Ou algumas dessas palestras que acontecem pelas bibliotecas de Salvador como a do Rio Vermelho..mas há um fator.. quem frequenta bibliotecas? quem conhece além da que tem na sua faculdade? e a dos Barris?
Humm.dificil né. Infelizmente é.
vc tb pode recorrer a grupos que atuam na disseminação nas universidades como na Uneb..o da catolica.o da Cairu e os diversos vinculados a Ufba. fornecendo palestras e discussões acirradas sobre as questões que não versam apenas sobre a data, mas sobre seus impactos ate hoje. impactos totalmente ligados a violência, a meningite e autoritarismo policial do jornal. Afinal que sofre essas situações?
O protesto que fizeram em São Cristovão era sobre a menina que morreu de meningite nas proximidades, mas a RONDESP feita pra atuarem como capitões de mato aplicaram corretivo fisico em todo mundo.
Ta pensando o q? morreu.morreu.Tem mais é que enterrar.ja viu pobre fazer protesto. so os rodoviarios, coitados!
Pois tudo isso é resultado da data de hoje.
Para quem pode usufruir da discussão da rede bandeirantes domingo no Canal Livre anoite, viu a defesa incansavel do Frei Davi a favor das cotas.assunto altamente doloroso por ferir a ferida maquiada pela aurea.
Na mesa que pra mim n foi redonda, pois o Frei estava sozinho para apontar, apresentar, argumentar e defender as cotas que estão em fase de votaçã la na terra de geometria duvidosa.
As argumentações era de que é um tentativa de fomentar o quesito raça no Brasil, pais mestiço sem problemas com as misturas, sob uma luta pelo poder politico das partes dos movimentos, onde seria apenas um questão complexa social de pobre e ricos. Como exemplos paises que fizeram isso e causaram maior estrago social.
Isso pela perspectiva de três moiçolos...
Do lado saudavel.. Frei argumentava que isso era justamente um buraco na ferida do Brasil..apresentar ao mundo oque os livros e as historias da carochinha não dizem..que não tem um pais abençõado por Deus e que aqui n é a terra da magia e da alegria..so se for pra quem vem aq e volta.. n vai ficar mesmo.
Frei apresentava a historicidade de varias fatos e exemplificava..eqto era duramente acusado de mentir para seus alunos no Educafro..mentir sobre oq? sobre o fato de não haver raças no Brasil mas que o fato de seu aluno vê que ele n ta representado em cor na Tv nem nos filmes que ele gosta, nem nos atores que admira..?
Quem sabe ele sabe educar e ensinar melhor do que a vida mostra né? do que o mercado mostra?
mentir que os pobres desse país são de tudo que é cor, mas quem agente vê com a casa desabando, sentado no chão na frente do SIMM, nas filas enormes por 10 vagas de emprego, nos carros de lixo, nos cursos menos concorridos das universidade públicas, nos serviços gerais do shop, é tudo preto, pardo, amarelo, negro?
eu sei que parece que é exagero..dizem logo: que nada, n existe mais isso não.
sei...va conferir pra vc vê..leia Delcele Mascarenhas pra começar a perceber em numeros dq falo.
A questão é que as Cotas podem ser sucateadas sim. há um email rolando que fala que de 23 senadores apenas 06 são a favor do ingresso por elas. prefiro nem fazer a relação de porcentagem.
na agência do senado há uma enquente sobre a aceitação das cotas..que da mais ou menos assim:
Urgente! Cotas.
Após vários adiamentos, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado pretende finalmente votar no próximo dia 13 de maio (data dos 121 anos da incompleta Abolição) o projeto que reserva vagas nas universidades federais para pessoas negras e índias.
[http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=90669&codAplicativo=2¶metros=cotas+negros]
No site da Agência Senado, há uma enquete com a pergunta: “Em sua opinião qual seria a melhor opção para adoção do sistema de cotas para as universidades públicas?”, o resultado é o seguinte:
Cotas raciais - 6,289%
Cotas sociais - 39,20%
Não concordo com o sistema de cotas - 54,50%
Há uma justificativa de que temos que lutar pela eeducação básica..
sim..ninguém parou disso pra adotar as cotas.acho que elas são paliativas. sim acho. mas tb acho que são mais dq necessarias..ja tivemos cotas pra filhos de fazendeiros..pq n termos para quem realmente precisa? e precisa significa estudar para estar nos cargos altos em grande quantidade..n apenas em 1 pra 15..sendo bem modesta.
significa não ser o povo das penitenciarias, das favelas, das cozinhas das novelas..
Eu voto sim. e eu vim da rede privada de ensino básico. n precisei estar na publica pra saber ou sentir a diferença..por que ela acontece de qlqr forma...
quando vc fala negra ousada....pretinha (de forma carinhosa), essas coisas que n conseguem ser dissociadas da nossa fala rotineiramente. mas que na verdade significam que agente ve a cor primeiro..o que n teria nenhum problema se fosse de forma aleatoria...branquinha...branco ousado..mas enfim .. n vou por esse caminho ..
encerro aqui mesmo..
era so pra n passar em branco essa data (rs)
Inté..
quarta-feira, maio 13
HOje é 13 de maio de 2009.
Postado por Nanda Nunes. às 18:37
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário